segunda-feira, 18 de março de 2013

VOCÊ SABIA?

QUE POR FORA BELA VIOLA,
MAS POR DENTRO PÃO BOLORENTO?
“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão” Mateus 23.27
Este ditado ironiza a incoerência entre o ser e fazer, o dizer e o agir, a aparência e a essência. Era o caso dos coríntios. Seu estilo de vida não era compatível com seu novo relacionamento com Deus. Havia uma divergência entre o que eles aparentavam e o que de fato viviam.
Falando o português claro, os coríntios não hesitavam em levar vantagem financeira, mesmo desonestamente e, pior, não poupavam nem os seus irmãos da fraternidade cristã.
Paulo adverte: “não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?” (I Coríntios 6.9). Na verdade, Paulo não vê diferença entre a falta de honestidade nos negócios e o adultério ou um relacionamento cheio de mentiras e falsidade.
A vergonha disso tudo não está apenas no fato da imoralidade em si, mas principalmente no fato de que os coríntios estavam vivendo como se não fossem cristãos (confira lendo I Coríntios 3.1-4). A conduta imoral é incompatível com a nova vida em Cristo.
Em síntese, aqueles que já foram limpos, separados para Deus e por Ele considerados justos, não devem conviver com a imoralidade. A redenção já estava vigente na vida dos coríntios, isto é, a salvação já estava acontecendo, de modo que era uma vergonha que aqueles irmãos ainda andassem por aí vestindo a roupa suja (leia Colossenses 3.9-10).
Como você é: POR DENTRO E POR FORA?
Obs. Trata-se de uma republicação. A anterior foi em 25/03/2009.

Um comentário: